Papa aos membros da Rota Romana: "Por detrás de cada causa, existem pessoas que aguardam justiça"

25/01/2014 09:47

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco recebeu esta manhã, no Vaticano, os juízes, advogados, auditores e funcionários do Tribunal Apostólico da Rota Romana, por ocasião da inauguração do ano judiciário.

Em seu discurso, o Pontífice traçou um perfil do juiz eclesiástico. Antes de tudo, destacou o seu aspecto humano, que se expressa na serenidade de juízo, deixando de lado visões pessoais. Para Francisco, exige-se maturidade humana desse profissional para que seja capaz de captar as aspirações legítimas da comunidade junto à qual trabalha.

O segundo aspecto é o judiciário. Além dos requisitos da doutrina jurídica e teológica, afirmou o Papa, no exercício do seu ministério o juiz se caracteriza pela perícia no direito, a objetividade de juízo e a equidade, julgando de maneira imperturbável e imparcial. Além disso, na sua atividade, é guiado pela intenção de tutelar a verdade, no respeito da lei, sem ignorar a delicadeza e a humanidade que são próprias do pastor de almas.

O pastoral foi o terceiro aspecto identificado por Francisco. Enquanto expressão da solicitude pastoral do Papa e dos Bispos, requer-se do juiz não somente competência, mas também um genuíno espírito de serviço.

“Ele é o servidor da justiça, chamado a tratar e julgar a condição dos fiéis que, com confiança, se dirigem a ele, imitando o Bom Pastor que cuida da ovelha ferida”, afirmou o Pontífice. A caridade – escreve São Paulo – “é o vínculo da perfeição» (Col 3,14), e constitui a alma também da função do juiz eclesiástico. 

“O vosso ministério, queridos juízes e membros do Tribunal da Rota Romana, é um serviço peculiar a Deus Amor. Sois essencialmente pastores. Enquanto desempenhais o trabalho judiciário, não esqueçais que sois pastores! Por detrás de cada juízo, de cada causa, existem pessoas que aguardam justiça. Eu vos encorajo a prosseguirem vosso múnus com escrúpulo e mansidão”, saudou Francisco.

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!