Ex-secretário particular de João XXIII sobre sua anunciada criação cardinalícia: "um raio de luz no crepúsculo de minha vida"

18/01/2014 08:17

Cidade do Vaticano (RV) - Entre os futuros cardeais anunciados pelo Papa Francisco neste domingo, dia 12, cuja criação cardinalícia se dará no Consistório de 22 de fevereiro próximo, encontra-se o ex-secretário particular de João XXIII, Dom Loris Francesco Capovilla.

A elevação de Dom Capovilla à púrpura cardinalícia, cujo arcebispo tem a veneranda idade de 98 anos, se dá no ano da canonização do Papa Roncalli, que será proclamado santo em 27 de abril próximo.

Entrevistado pela Rádio Vaticano, eis o que disse o futuro cardeal:

Dom Loris Francesco Capovilla:- "O anúncio foi para mim absolutamente imprevisto e inesperado. Tenho muito apego ao Papa, como fui educado desde jovem em meu seminário de Veneza, e não somente com o afeto, mas com a mente e com a minha pequena ação, que busquei fazer ao longo da minha longa vida e em meus 74 anos de sacerdócio. Fui pego de surpresa! Fiquei pasmo e disse: "Também eu quero repetir aquilo que um bergamasco, feito cardeal, escreveu e quis que fosse colocado em seu brasão gentílico: 'Sola gratia tua'". Se foi feito este reconhecimento, se se deu essa criação como um raio de luz no crepúsculo da minha vida, devo isso somente à bondade do Papa João, a seus exemplos e à sua santidade, e à bondade e amabilidade do Papa Francisco, que olhou para um idoso sacerdote e acreditou honrar em mim todos os sacerdotes mais humildes, que serviram em silêncio. Sempre me considerei um "carregador a serviço de Deus" e sempre me senti pequeno entre os pequenos. Servi e enquanto Deus me deixar aqui continuarei servindo, amando, crendo na unidade da família humana. Muito obrigado!"

RV: Gostaria de dirigir um pensamento ao Papa?

Dom Loris Francesco Capovilla:- "Que posso dizer? "Inefável gratidão", porque inefável é algo que não se pode expressar e não sei expressar plenamente os sentimentos de meu ânimo. Escreverei ao Papa, naturalmente, mas não saberia dizer outra coisa!" (RL)

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!